terça-feira, 3 de novembro de 2009

Teoria absurda: o Mundo é quadrado ou redondo?


"O mundo é um lugar redondo cheio de pessoas quadradas."
Bom,Embora boa parte das pessoas, há séculos atrás, soubesse que o mundo era redondo, atribuiu-se à época, a ignorância popular de se pensar que o planeta era quadrado. Não obstante, é possível que incontáveis situações possam fazer do presente, palco real de múltiplas manifestações de atraso. Observe-se com que convicção muitos acreditam naquilo que, à luz da coerência, poderia ser negado rapidamente, evitando, assim, arrependimento e perda de tempo no desenvolvimento.
Se o ser humano crê que: apenas o tempo se encarrega de resolver os problemas, confiar na opinião da massa ao invés de desenvolver o juízo próprio é melhor, as questões sociais dizem respeito somente aos políticos, a educação serve apenas para fins profissionais, ganhar sem fazer nada é sinônimo de felicidade, os outros é que são ruins, é normal dirigir embriagado ou agressivamente de vez em quando, nada se pode fazer contra a miséria, pouco se pode ajudar acerca da ecologia, os filhos se educam sozinhos, vence na vida quem engana e não é pego, a culpa é sempre de terceiros, comer e beber exageradamente não faz mal, dentre outros exemplos, então, o mundo, simbolicamente, é quadrado.
Futuramente, entretanto, é bem provável que se ache um absurdo cada item aqui lançado para exemplificar os erros tão largamente empreendidos na vida contemporânea. É possível que se ache graça da atrasada mentalidade que um dia marcou tão desfavoravelmente a vida humana. Porém, ainda que tudo faça parte da aprendizagem e do desenvolvimento, é possível questionar: com que velocidade se caminha se a lentidão se impõe? Ou, por outro lado, em condições bem adequadas, se houver maior aprimoramento de significativa porção da sociedade, quão mais longe se pode alcançar?
Porquanto não é possível pensar qualquer avanço, acima da média, sem deixar de lado a fantasia de crer em milagre sem a devida obra. Sem se imaginar como parte da operação de mudança. Sem assumir definitivamente a responsabilidade pelos atos e suas conseqüências. Sem se esconder à sombra da infância, evitando o calor escaldante causado inevitavelmente pelo amadurecimento. Sem compreender que é fundamental investir muito em si, para oferecer, altruisticamente, muita ajuda a qualquer outra pessoa. E, finalmente, sem conhecer a si mesmo para identificar, sem engano, que há muito por melhorar continuamente, o mundo permanecerá quadrado.
É, pois, através do conhecimento, da vontade e da mudança que o desenvolvimento desliza de forma mais arredondada na sua jornada, cuja escala pode variar em graus conforme o nível de consciência.

Um comentário:

PARCEIROS DO NOSSO BLOG